sexta-feira, 23 de abril de 2010

História Social do Choro

O surgimento do Choro é conseqüência do nascimento de uma nova classe social influenciada pelo Iluminismo francês que no Brasil aflora seus ideais a partir da Insurreição Mineira (libertas quae será tamem).
O Iluminismo foi um movimento intelectual francês da segunda metade do século XVIII que priorizava o uso da razão (em detrimento à fé católica) e o uso liberdade de pensamento. Os filósofos da época acreditavam iluminar a mente das pessoas acreditando que todos deveriam pensar por si mesmos sem se influenciar por ideologias que eram forçados a seguir sem concordar, ou seja, tinham como prioridade uma sociedade livre.
Assim, o Brasil no final do século XIX vê a sua classe média influenciada por estes ideais de liberdade de pensamento iluminista surgindo então a necessidade de uma música que endereçasse culturalmente esta nova classe social brasileira. Desse modo, como uma fusão dos gêneros anteriores surge, por volta de 1870, o Choro.
Inicialmente, o Choro não constituía um gênero e sim uma maneira de tocar (Tinhorão, 1998). Os instrumentistas, chamados chorões, pertenciam à classe média da sociedade sendo em maioria funcionários públicos. Eram convidados para tocar em festas e confraternizações, mas não tocavam por dinheiro. Quando convidados ficavam satisfeitos em dar um pulo na cozinha para se fartar de comida e bebida.



INTRODUÇÃO

Nascimento: Os instrumentistas, chamados chorões começam a surgir em 1870 no RJ. Pertenciam à classe média baixa da sociedade e eram em maioria funcionários públicos boêmios moradores do bairro Cidade Nova, Centro ou Tijuca. Os chorões não tocavam por dinheiro; quando convidados ficavam satisfeitos em dar um pulo na cozinha pra se fartar de comida e bebida.
Assim, o gênero surge da fusão do Lundu (ritmo à base de percussão africana) com gêneros europeus. As audições eram feitas tanto em cortiços das camadas populares quanto nos salões da corte de D. Pedro II.


Origem do termo "Choro".

A origem do termo choro já foi explicada de várias maneiras. Para o folclorista Luís da Câmara Cascudo, esse nome vem de xolo, um tipo de baile que reunia os escravos das fazendas; de xoro, o termo teria finalmente chegado a choro. Por outro lado, Ary Vasconcelos sugere que o termo liga-se à corporação musical dos choromeleiros, muito atuantes no período colonial. José Ramos Tinhorão defende outro ponto de vista: explica a origem do termo choro por meio da sensação de melancolia transmitida pelas baixarias do violão (o acompanhamento na região mais grave desse instrumento). Já o músico Henrique Cazes, autor do livro Choro – Do Quintal ao Municipal, a obra mais completa já publicada até hoje sobre esse gênero, defende a tese de que o termo decorreu desse jeito marcadamente sentimental de abrasileirar as danças européias.

Origem do nome: O nome CHORO para designar um estilo musical existe desde 1910 e há várias versões existentes para a origem desse nome. Porém, a mais verossímil é a que diz que o termo “choro” vem do verbo “chorar” e também da palavra “chorus” que em latim significa “coro”.
Há também o termo “Chorinho” que define um tipo de choro em duas partes e mais ligeiro.


Fonte: www.cliquemusic.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário